Na saída do nosso hotel, em Bercy, demos logo de cara com uma feira que fica ali durante todo o fim de semana. Vende-se de tudo por lá: bijouterias, artigos antigos, casacos, blue-ray, enfim. No caminho, vários restaurantes pequenininhos e charmosos que cheiravam a frango assado. Olhamos tudo e continuamos caminhando meio sem rumo, esperando dar a hora do check-in do hotel. Durante a caminhada, vi que no final da rua tinha como se fosse um tapete branco no chão e notei e as pessoas que vinham de lá estavam com os sapatos cheios de um tipo de espuma branca. Não acreditei que eu tivesse a menos de um quarteirão de ver neve de pertinho! Fomos chegando perto e vimos que estava havendo uma gravação ali. Tinha várias câmeras, gente ao redor com um monte de equipamento de TV e um cara com um tipo de mangueira gigante espalhando a “neve” pra tudo que é lado na rua. Ai, adorei ver aquilo no meu primeiro dia de Paris! Tá, não foi neve de verdade, mas foi uma amostrinha do que é a cidade, das surpresas que ela reserva nos cantinhos mais inesperados.
Demos continuidade a nossa caminhada e comecei a perceber que não eram os prédios que balançavam, era eu que não estava no meu equilíbrio perfeito depois das 12 horas de sacolejo no trem [pra ser sincera até agora sinto as coisas rodarem e preciso me apoiar em alguma coisa de vez em quando pra me manter em pé...¬¬]. Mesmo meio tontas, resolvemos desbravar a cidade. Decidimos ir ao Louvre e caminhar um pouco na Champs Elysees. Como queríamos descobrir alguma coisa nova, descemos na parada anterior ao museu pra ver no que dava. Subimos as escadas da estação do metrô e quando olhamos pra trás, vimos uma pista de patinação de gelo cheia de gente, com uma música animada, um carrossel do lado e um montão de lojas em volta, todas com placas vermelhas com a palavra SOLDES em letras garrafas. Per-fei-to! Ficamos animadíssimas, claro, tratamos de alugar nossos patins por 5 euros e lá fomos nós felizes da vida experimentar a nova diversão! Só que o troço escorrega muuuuuito! Tatynha, claro,em sua forma física invejável e incrível talento para esportes e aventura de qualquer tipo, estava super ambientada, inclusive segurando na minha mão, me dando altas dicas de como me manter em pé em cima do gelo.
Talyta: Mariana, larga o corrimão! É fácil, é só tirar o pé do gelo, escorregar, dar passos largos, e se quiser parar é só virar de lado. É igual andar de patins normal!
Aham! Na teoria, eu tava entendendo tudo! O negócio era juntar as dicas sem esbarrar nos patinadores profissionais, sincronizar o movimento dos braços e das pernas e não fazer a cara de “to concentrado todas as energias que eu tenho pra dar um passo nessa pista sem levar um tombo”. Apesar disso, eu tava indo razoavelmente bem. Consegui ficar de pé, andei de um lado pro outro sem segurar nem em Tatynha nem no corrimão (\o/) e já estava curtindo ficar ali, dando uma de profissional do gelo. Isso tirando o fato de eu não estar sentindo meu pé há um tempão ¬¬
Tudo perfeito, então.

Tatynha: Quer ir embora?
Mariana: é, vamos, senão não dá tempo. Vamos só dar uma última volta e a gente vai.
Que última voltinha, Mariana?! De onde vc tirou última voltinha? Já tava metidinha toda na pista de patinação. Quando já tava saindo, uma menina passou do meu lado super rápido e se estabacou no chão. Mas foi muuuuuito feio/engraçado! Ela não só caiu, como foi deslizando no gelo com as costas todas no chão! Eu que estava totalmente focada nas dicas de Tatynha para uma boa patinação, me desconcentrei totalmente com a queda da outra e me desequilibrei. Só que fui caindo aos poucos, o que ainda não sei se foi pior ou melhor. Percebi que tinha perdido o equilíbrio e que ia cair pra frente de joelhos no chão. Comecei a mexer os braços, balançando o corpo pra frente e pra trás pra ver se me equilibrava de novo. Parecia uma ave qualquer apavorada por qquer coisa. Esforço em vão. Tava crente e abafando que sairia ilesa da pista, mas se fosse assim não seria eu, claro! Parecia um caqui gigante vestida com aquele casacão enorme laranja jogada naquele chão gelado. Kkkkkkkkkkk Que cena ridícula, meu Deus! Ainda bem que minha professora tava do meu lado ajudando a levantar o caqui. Rindo, mas ajudando.
Ai, ai. Depois de mais um mico, seguimos pro Louvre, mas como já estava tarde decidimos não entrar e voltar no dia seguinte. Ficamos passeando nos arredores, tirando foto, impressionadas com a quantidade de brasileiros que cruzavam com a gente. Quando escureceu resolvemos dar uma de turistas refinadas e fazer compras na Champs Elysee. Descobri que eu sou menos consumista que eu pensava. Sério! Ou mais mão de vaca do que eu pensava. Andei, entrei, olhei e comprei.... um hidratante. Na farmácia! Sei lá, acho que não tenho muito saco de passar horas em uma loja fazendo compras. Não em Paris. Os minutinhos a mais que ficava lá dentro me davam a sensação de que tava perdendo alguma coisa extraordinária do lado de fora. Mas é inegável que o aquecedor das lojas era quase tão atraente que os monumentos naquele frio de rachar.
Nossas aventuras parisienses acabaram com a pouca energia que nos restou depois da noite no trem. Voltamos pro hotel, mas não antes de entrar no mercado e comprar chocolate, fruta e iogurte (os daqui são incomparáveis) pro nosso jantar. Já tava cansada de pão, sanduíche, crepe, etc.
Ótimo dia. Surpreendente, movimentado, divertido. Como Paris.
Beijo,
mari.augusto
P.S: os títulos desse blog estão uma porcaria, eu sei. É o frio que diminui minha criatividade...:P
3 comentários:
Estou adorando os seus textos!!! e as aventuras... maravilhosas!!! que inveja!!!bjo
Kkkkkkkkkkkkkk... Vc se meteu a patinar no gelo, então? Imagino a cena... Quando você descreveu a ave desesperada foi quase tão real que consegui ver!
Que bom que aproveitaram Paris!
Só uma coisinha... o hidratante de farmácia é pra mim??? Quero uma coisa fina, viu, bem?
Beijooo
Ai, Mari! Só vc mesmo pra pagar esses 'miquinhos' e ainda contar com todo esse charme! rsrsrs
Só não concordo em uma coisa: O frio abaixo de zero com esse montão de roupas é muuuiittttoooo bom!!! Eu AMO!!!
Aproveite ainda mais e nos conte as novidades!
Bjos =D
Postar um comentário