terça-feira, 21 de setembro de 2010 | By: Mari

Segregação exige criatividade


A menina Mehran Rafaat, 6,vestida de menino ao lado de suas irmãs gêmeas

"Segregação exige criatividade". Li a frase há pouco numa matéria do The New York Times que conta o que tem sido a vida de algumas mães do Afeganistão que, por não conseguirem ter filhos (homens) e diante da pressão de uma sociedade machista, vestem suas filhas como meninos.

As crianças que passam por esse tipo de transformação não são chamadas nem de filhas nem de filhos pelos pais, mas por "bacha posh", que significa, literalmente, "vestida como um garoto".

As famílias afegãs tem muitas razões para adoterem esse tipo de prática, não que elas sejam justificáveis.Um bacha posh tem mais facilidade para entrar na escola, trabalhar fora de casa e outras liberdades que são permitidas apenas aos homens.

Existe na sociedade uma forte crença de que a mãe tem o poder de determinar o sexo do filho antes dele nascer. Por isso, ela é a culpada por dar a luz à uma menina. Médicos afegãos do mundo todo já disseram ter testemunhado o desaparecimento de mulheres após o parto.

Azita Rafaat, mãe das meninas da foto, explica que entende que seja muito difícil pra nós ocidentais acreditarmos que uma mãe seja capaz de algo desse tipo com suas filhas. "Mas eu tenho que dizer que existem algumas coisas acontecendo no Afeganistão que são realmente inimagináveis pra vocês", completa.

Quem dera fossem só inimagináveis. São cruéis, injustas, fruto de uma religiosidade extrema e de uma cultura opressora.

mari.augusto
=/

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa... arrasou!
Não ia imaginar nunca que algo desse tipo acontecesse!
Parabéns, jornalista!

Filipe A. disse...

omg, que triste =S

Postar um comentário